Aliança Ateísta Internacional (AAI) é uma federação global de grupos e indivíduos ateístas e livre pensadores comprometidos a educar seus membros e o público sobre ateísmo, secularismo e assuntos relacionados.

Como porta-vozes do ateísmo e secularismo, a Aliança Ateísta Internacional:

  • Reforça a cooperação entre organizações ateístas e do livre pensamento ao redor do mundo
  • Suporta o estabelecimento de novas organizações ateísas e do livre pensamento, particularmente em países em desenvolvimento; e
  • Facilita e suporta projetos/eventos que promovam o ateísmo, pensamento crítico e empirismo, além de combater o preconceito contra ateístas e livres pensadores ao redor do mundo

Visão e missão

A visão da Aliança Ateísta Internacional é de um mundo secular onde a política pública, averigüação científica e educação não são influenciados por crenças religiosas, mas baseados em razão, racionalidade e evidências.

A missão da Aliança Ateísta Internacional é desafiar e confrontar a fé religiosa, reforçar o ateísmo global promovendo o crescimento e interação de organizações ateístas e de livre pensamento ao redor do mundo e realizar projetos internacionais de educação e suporte jurídico.

Educação

Educação é a abordagem principal da Aliança Ateísta Internacional. A AAI auxilia seus membros e o público na aquisição de novos conhecimentos ao:

  • Prover notícias em temas ateus/seculares e campanhas através de seu website e canais de mídia social
  • Publicar a revista “Mundo Secular”(“Secular World”) e o jornal periódico “Imagine!”.
  • Realizarconvenções ateístas com grupos locais ao redor do mundo, provendo a oportunidade para comunidades conhecerem palestrantes ateus novos e também os famosos
  • Cooperar com o estabelecimento de novos grupos ateus/de livre pensamento, especialmente em países em desenvolvimento
  • Apoiar projetos educacionais, como a Escola Primária Humanista de Kasese na Uganda

Suporte Jurídico

Direitos básicos, justiça e outras responsabilidades sociais das bases do que significa ser humano. A AAI trabalha para defender e proteger os direitos dos ateístas e pessoas de mentalidade semelhante publicando casos relevantes, divulgando notícias, desenvolvendo declarações de políticas e cooperando com outros grupos para trazer casos e injustiças ao conhecimento da mídia e dos governos.

Construindo Comunidades

A AAI reconhece o valor de comunidades sociais e a importância de prover uma fundação forte e protetora para indivíduos, famílias e grupos. Além de promover e encorajar a formação de novas organizações ateístas ao redor do mundo, a AAI apoia programas de alcance internacional e de construção de comunidades, como a campanha ateísta “OUT”. Tais programas aumentam a percepção da comunidade ateísta, ajudam novas comunidades a se estabelecerem e contem o viés e discriminação direcionado aos ateus. Algumas dessas atividades são operadas através da Fundação AAI.

A Aliança Ateísta Internacional opera através do trabalho voluntário de um conselho de administração e depende de taxas de afiliação e doações para custear suas atividades. Se você suporta o ateísmo, por favor junte-se a nós!

História

A Aliança Ateísta Internacional foi fundada nos Estados Unidos como Aliança Ateísta em 1991 por quatro organizações locais americanas: Atheists United (Los Angeles, California), Atheist Coalition (San Diego, California), Atheists of San Francisco Region (California) e a Atheist Network (Houston, Texas). A Aliança Ateísta adicionou outros afiliados rapidamente e em um ano já tinha oito organizações membro, e no final de 1992 sua primeira afiliada internacional.

A Aliança Ateísta começou a publicar sua revista, “Secular Nation”, na segunda metade de 1994.

Começou a realizar convenções nos Estados Unidos em 1995, sendo a primeira realizada em Los Angeles, California. O website foi ao ar em 1997.

Em 2001 a organização tinha meia dúzia de afiliados de fora dos Estados Unidos e mudou seu nome para Aliança Ateísta Internacional (AAI).

Em 2006, a AAI realizou sua primeira conferência internacional em Reykjavik, Islândia. Em 2010 foi iniciado o programa atual de co-realização de convenções com membros Afiliados e Associados, começando com a Convenção Ateísta Global de 2010 em Melbourne, Victoria, Australia, que foi um sucesso total.

Em 2010 a AAI determinou que seria mais eficaz perseguir seus objetivos separando as atividades com foco no cenário norte-americano das atividades globais. O grupo focado nos Estados Unidos, Aliança Ateísta da América, se tornou um membro afiliado da AAI.

Valores

1. Razão e pensamento racional. Razão e pensamento racional são a base para a tomada de decisão lógica e essenciais para resolver os problemas enfrentados pela humanidade.

2. Ciência e empirismo. O método científico é a melhor ferramenta que nós temos para buscar a  verdade e entender nosso mundo. Tomamos nossas decisões baseadas na melhor evidência disponível e mudamos nossas conclusões conforme novas evidências são conhecidas.

3.Compaixão. Empatia e compaixão humana são a base para uma estrutura social cooperativa que beneficia todas as pessoas.

4. Propósito. Esta é a única vida que sabemos que vamos ter e é nossa obrigação usá-la de maneira significante.

5. Liberdade. Todas as pessoas têm direito a não sofrer discriminação baseada em gênero, orientação sexual, raça, etnia e deficiência. Todas as pessoas têm direito a liberdade de consciência. A AAI apoia os valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

6. Responsabilidade. Cada pessoa é parte de uma sociedade global e é responável pela interação humana com outras pessoas e animais e pela preservação do nosso planeta.

 

Community Network

GuideStar" Atheist Nexus UN Commission for Human Rights Richard Dawkins Foundation UN High Commissioner for Refugees African Commission on Human and People's Rights
African Commission
on Human and
People's Rights